A Permacultura é para todos!
A permacultura nasceu nos anos ’70 do trabalho de Bill Mollison e David Holmgren. A palavra permacultura é a combinação dos termos “cultura permanente” e “agricultura permanente”.
Perguntamo-nos todos os dias: como podemos satisfazer as nossas necessidades? A permacultura coloca uma questão mais abrangente: Como vamos satisfazer as nossas necessidades como indivíduos, famílias e comunidades, ao mesmo tempo que cuidamos da saúde da Natureza, dos seus ecosistemas e das diferentes espécies que os compõe.
A permacultura é para todos. Somos parte da solução. Na permacultura olhamos de perto para como a Natureza funciona, estudamos as diferentes interligações e interdependências entre as plantas, árvores, insectos, pássaros, pessoas, solos, etc.
Conhecer estas ligações permite-nos tomar decisões que melhoram a nossa qualidade de vida e a da Natureza que nos rodeia.
Nós não podemos viver neste planeta sem causar algum tipo de impacto. Consumimos recursos e produtos que vêm de longe, geramos imenso desperdício e degradamos a saúde da Natureza. A saúde dos rios e ribeiras, a saúde dos solos, das plantas, animais, e claro, a nossa saúde também.
Com a permacultura podemos optimizar o nosso impacto e alinhar a nossa criatividade com as nossas ações e regenerar a Natureza e as nossas vidas.
A permacultura ajuda-nos a perceber o problema e logo ver as possibilidades para o resolver. Com prática torna-se muito mais fácil lidar com problemas e resolvê-los.
A permacultura é design, é engenharia, física, biologia, antropologia e arquitectura combinados num só.
Obviamente não nos tornamos ‘experts’ em todos estes campos só estudando permacultura, mas é possível adquirir bases solidas nestas disciplinas ao mesmo tempo que ganhamos perspectivas de como nós seres humanos nos encaixamos neste planeta.
Com estas bases abrangentes, é possível começar a desenhar à volta das nossas necessidades da nossa vida enquanto criamos uma mudança positiva.
“A melhor maneira de prever o futuro, é desenhá-lo” Buckminster Fuller, visionário, designer, arquitecto, inventor e escritor americano.